Usuário: Senha:

Title Image

Blog

Será que tem uma Inteligência Artificial na sua rotina?

Ela já está presente em quase todos os lugares. Alguns defendem que irá superar os humanos em pouco tempo, outros, que ela nunca vai superar ou mesmo se aproximar da capacidade humana. O que ninguém pode negar é que sua presença cada vez maior e mais transparente em nossas vidas, representa impactos cada vez mais relevantes e acessíveis a todos os tipos de pessoas.

Ler? Escrever? Escolher um filme ou uma música? Ouvir e nos entender? E que tal, falar por você? Pois então, tudo isso a IA está capacitada a fazer, e está fazendo de maneira cada vez mais interessante, e porque não surpreendente.

Se está procurando respostas para os benefícios da IA, um deles sem dúvida é economizar tempo. Deixe a IA trabalhar para você enquanto usa seu tempo para se dedicar ao que realmente importa, dê uma chance a Inteligência Artificial.

Algoritmo que te ajuda

As redes sociais são um prato cheio de perfis interessantes para qualquer pessoa. Porém, há uma infinidade de páginas que seriam humanamente impossíveis de achar se fizéssemos isso manualmente, mesmo que diariamente. É então que a IA entra para ser aquele pulo do gato — sim, e ela dá um enorme pulo.

A Inteligência faz uma seleção com base em todas as suas visitas, gostos e pesquisas, além de pessoas que tenham conexões em comum. Dessa forma, sempre há o que oferecer como recomendação. E isso vale também para aplicativos como Netflix, Spotify, Apple Music, HBO Now, YouTube, entre outros.

Às vezes, parece que lê seu pensamento

Sabe quando você está digitando algo no Google e, de repente, logo nas primeiras letras o motor de busca já forma toda a frase ou expressão que você estava procurando? Eis mais um exemplo de “poupe seu tempo com IA”.

Nesse caso, podemos dizer ainda que a Inteligência Artificial consegue fazer cálculos bem precisos (ou que chegam perto) do que você geralmente tem procurado ou que esteja precisando. Daí, antes mesmo de perder aquele tempo em uma busca de horas na web, a IA chega com tudo mastigado até você.

Está sempre disponível

O que a Siri, Alexa, Cortana ou Google Assistant têm em comum? Estão sempre disponíveis para tentar ao menos ajudar com tarefas básicas do nosso dia a dia. A clássica “o que posso fazer por você?” está se tornando parte do que vivemos e, confesse, estamos ficando já mal acostumados com tanta atenção.

Há pessoas que usam os assistentes virtuais inteligentes não só para adiantar algumas ações, como pedir um UBER ou preparar um café pela manhã, mas para fazer companhia mesmo. Vale, inclusive, um comentário aqui: quem iria resistir a uma conversa cheia de possibilidades e pesquisas ultra rápidas pela internet?

Lê o seu livro

Quem aí tem uma lista enorme de livros para ler, mas não consegue aquele tão desejado tempo livre para isso? Mais uma vez, a Inteligência Artificial pode ser a chave para um empurrãozinho, principalmente quando se trata de: ler livros, notícias, artigos, e-mails, documentos e muito mais.

Só para você ter uma ideia, um bom exemplo é a ferramenta SummarizeBot, que lê por e para você, economizando um precioso tempo e ainda com funções como destaque de pontos importantes. Além disso, ela conta com algumas tecnologias bem modernas de processamento de linguagem natural, blockchain e, melhor, aprendizado de máquina.

Aliás, vale um outro comentário aqui: em tempos que estamos debatendo firmemente a questão da inclusão social, IAs como essa podem ser extremamente úteis para pessoas com algum tipo de problema de visão.

Exclui aqueles spams indesejados e responde e-mails

A lista com as tarefas que uma IA pode fazer por aí não acabou. Na verdade, ela é bem extensa, incluindo a funcionalidade de excluir spams indesejados da sua caixa de e-mail, e de até responder rapidamente um cliente.

A matemática funciona assim: as empresas em geral recebem uma quantidade enorme de e-mails por dia, com perguntas, reclamações, pedidos e sugestões, de clientes que querem ser respondidos o quanto antes. Mas, como fazer isso em um tempo hábil contando apenas com nós, humanos? Difícil, quase impossível.

Para isso, a Inteligência Artificial pode ser o segredo do sucesso do seu negócio, respondendo o cliente em minutos, e diminuindo aquela fila de espera de dias ou até semanas. Quem ganha com isso? Todo mundo, o cliente que tem sua resposta mais rápida, e o seu negócio que movimenta as vendas e ainda pode fidelizar aquele consumidor.

E, então, olhando agora, fica mais claro a importância da IA nos dias atuais, e de que forma ela tende a continuar impactando a nossa vida, principalmente na busca pela economia de tempo e dinheiro. Afinal, vivemos uma era em que muito mais do que querer, precisamos resolver problemas e encontrar soluções o mais rápido possível. E a IA está aqui para isso —  e muito mais.