Usuario Contrasena:

Title Image

Blog

Marketing digital: saiba o que é e como usá-lo de forma estratégica

É fato que, nos dias de hoje, as pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas à internet. Para você ter uma ideia, em 2019, o número de usuários móveis únicos no mundo ultrapassou os 5 bilhões. Além disso, já são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas às mídias sociais e esse número só aumenta com o passar do tempo.

Diante dessa realidade, as companhias perceberam que estar na internet deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Isso significa que a empresa que não se adaptar a essa realidade vai ficar para trás. Pois, como mostra uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 97% dos consumidores buscam um produto na internet antes de fechar a compra.

Então, para ajudar você a sanar todos esses questionamentos, neste artigo, explicaremos o que é marketing digital, quais são as principais formas de usá-lo e, sobretudo, quais são as vantagens que essa estratégia proporciona para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que uma ação que visa promover um produto ou uma marca por meio de mídias digitais. A principal característica dessa estratégia é a possibilidade de estabelecer um público-alvo e de se comunicar com ele de forma direta, transparente, personalizada e no momento e na hora certa.

Entretanto, para garantir que essa ação gere os resultados esperados, é preciso conhecer expectativas, necessidades e dores do seu público, desenvolvendo estratégias precisas que atraiam a atenção dos consumidores.

Nesse caso, os principais meios usados para obter esse conhecimento e estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente são:

  • Blogs;
  • Motores de busca;
  • Sites;
  • Redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp;
  • E-mails.

Todos esses recursos podem ser usados por empresas de todos os segmentos, independentemente do tamanho ou do tempo de experiência no mercado.

Como o marketing digital se diferencia do tradicional?

O marketing tradicional usa canais off-lines, como rádio, televisão, jornal etc, para se comunicar com o cliente. Embora seja um tipo de estratégia que ofereça maior visibilidade e gera mais confiança — pois um anúncio divulgado na TV, por exemplo, costuma ser mais confiável do que um visto na internet—, não proporciona os mesmos resultados que o marketing digital.

Isso porque, ele permite que a empresa envie mensagens personalizadas para cada um dos públicos, criando uma maior segmentação. O alcance da marca se torna bem maior, já que na internet não há barreiras que limitem a sua expansão.

Além do retorno mais rápido, existe a possibilidade de ajustar a estratégia conforme a realidade da empresa, evitando a perda de investimentos e permitindo que o poder de viralização seja infinitamente maior.

Quais são os principais objetivos do marketing digital?

Entendendo que toda ação de uma empresa precisa ter um propósito bem definido para alcançar bons resultados, com o marketing digital não seria diferente. Para que seu negócio tenha um retorno dentro do esperado, é necessário investir em estratégias eficientes e, sobretudo, definir os objetivos que farão com que a marca se torne relevante para o público-alvo.

Isso porque, o marketing digital é usado pelas empresas para cumprir as seguintes finalidades:

  • Converter leads;
  • Reter e fidelizar clientes;
  • Manter um relacionamento constante com o público;
  • Oferecer soluções para as dores e as necessidades dos clientes;
  • Ser uma referência na internet;
  • Elevar as vendas;
  • Aumentar a produtividade das equipes de marketing;
  • Eliminar gastos com campanhas generalistas;
  • Mensurar o ROI das atividades de marketing.

Todas essas funções são necessárias para garantir um bom resultado das ações da empresa. Quando feitas corretamente, é possível expandir o alcance da marca, aumentar a cartela de clientes e, sobretudo, se tornar uma referência no segmento em que atua.

Quais as principais formas de usar o marketing digital?

Como mencionamos, o marketing digital usa as mídias digitais para promover uma marca ou um produto. Embora a internet disponibilize inúmeras possibilidades, existem algumas estratégias que se destacam por serem mais atuais e por oferecerem resultados melhores. Veja só quais são elas!

Redes sociais

As redes sociais são muito usadas para manter um contato transparente com o público-alvo, já que esse tipo de canal permite justamente mostrar o que acontece “por trás das câmeras” da empresa.

Essa característica foi o que promoveu diversos negócios. Pois, a possibilidade de conhecer uma marca, além de seus produtos, fez com que gerasse uma maior identificação por parte do público.

Afinal, o consumidor atual é cativado pelos valores e ideais que a empresa defende. Assim, mostrar esse lado mais humanizado, por meio das redes sociais, se tornou uma das estratégias mais poderosas para atrair e fidelizar um cliente.

Anúncios

Anunciar um produto na internet é outra estratégia que gera bastante resultados para a sua empresa. Isso porque oferece maior visualização e alcance e é considerada uma alternativa de baixo custo.

Além disso, a possibilidade de criar uma divulgação personalizada e criativa também oferece vantagens para a empresa. Sem contar que os anúncios on-line garantem atingir o público certo, na hora certa e com as informações que ele precisa. Essa ação faz com que o retorno seja mais rápido.

Blog

Conhecido por ser a casa do marketing de conteúdo, o blog é um canal que permite uma comunicação direta com o público sem as distrações das redes sociais. Sendo assim, você tem a liberdade para criar o conteúdo que quiser e publicar na hora e na maneira que achar melhor.

Além da liberdade para criar os conteúdos, o blog também proporciona mais praticidade, economia e agilidade para a equipe responsável pela sua administração. Sem contar que permite a otimização de conteúdos, o que melhora a visibilidade da marca nos mecanismos de busca, como o Google.

Além dessas estratégias, você também pode recorrer a outras como:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Site institucional;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Marketing de afiliados.

Quais são as vantagens de usar o marketing digital?

O marketing digital trouxe diversas mudanças positivas para a maneira como a empresa se relaciona com seu público. Essas alterações ocorreram por causa das vantagens que essa estratégia oferece. Podemos citar como exemplo:

  • Maior interatividade: o produto deixa de ser o foco da negociação para dar lugar à experiência do cliente. Isso permite que haja uma maior interação entre as partes envolvidas;
  • Mensuração: o marketing digital permite analisar e medir os resultados de determinadas ações em tempo real;
  • Direcionamento: além de aumentar o alcance da marca, o marketing digital direciona suas ações para o público certo, fazendo com que o retorno seja maior.

Após a leitura deste conteúdo, temos certeza de que você já sabe responder o que é marketing digital. Além de entender o conceito, esperamos que você tenha compreendido a importância de adotar essa estratégia em sua empresa, já que se trata de um recurso essencial para promover o crescimento e expansão da sua marca.

Gostou deste artigo? Então, nos siga nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn — e conte para a gente o que você achou do conteúdo.