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04/06/2021 | Plusoft

Inteligência Artificial e atendimento ao cliente: benefícios além do que se vê

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atendimento ao cliente mudou e a Inteligência Artificial (IA) contribui para que as empresas atendam às demandas de seus clientes com mais precisão e rapidez. No entanto, essa tecnologia ainda é pouco utilizada nos negócios, devido à falta de conhecimento sobre os reais benefícios que ela pode proporcionar ao atendimento.

Por esse motivo, é fundamental que as empresas invistam em novas ferramentas e softwares para melhorar as experiências dos usuários. Sabemos que o atendimento ao cliente é fundamental para uma corporação e, quanto mais ágil e eficiente ele for, melhor avaliado o negócio será.

O uso da IA pode impactar vários setores de uma empresa e auxiliar na automação de diversas atividades. Por isso, é importante conhecer todas as suas vantagens.

Neste texto, vamos abordar, principalmente, o grande potencial que essa tecnologia tem no avanço no atendimento ao cliente. Continue acompanhando e entenda como a sua marca pode se destacar utilizando ferramentas específicas. Boa leitura!

Como a Inteligência Artificial pode melhorar o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente foi transformado com a introdução de algumas ferramentas de Inteligência Artificial. Por meio elas, o modelo de atendimento se torna mais ágil, fazendo com que a empresa tenha mais facilidade no processo.

Um exemplo de benefício proporcionado pela IA é o uso de assistentes virtuais inteligentes — os chatbots, que iniciam o atendimento e em muitos casos resolvem problemas em minutos. No entanto, isso não quer dizer que todos os atendimentos serão feitos com IA.

Em alguns casos, será necessária a interação humana. Assim, a Inteligência Artificial vai trabalhar como uma auxiliar para pegar as primeiras informações do cliente. Dependendo da complexidade do atendimento, o chamado é redirecionado ao atendente humano, que terá os dados iniciais para continuar o contato com mais agilidade.

Além disso, a satisfação do cliente também é maior, uma vez que ele consegue resolver o seu problema de maneira mais rápida.

Como aplicar a IA ao atendimento?

atendimento ao cliente é um grande desafio para as empresas. Isso acontece porque a maneira com que o consumidor é atendido reflete em sua satisfação.

Dessa forma, um usuário feliz com o seu atendimento se mantém cliente. Por outro lado, se ele tem uma experiência ruim com o seu atendimento existem mais chances de ele deixar de ser seu comprador — o que pode até prejudicar a sua marca com comentários negativos.

Pensando nisso, a Inteligência Artificial, por meio de chatbots, tem o objetivo de otimizar e melhorar a experiência da sua empresa com relação ao atendimento ao cliente. Isso acontece porque os sistemas de IA ajudam a automatizar, digitalizar e personalizar o atendimento prestado. Assim, a experiência do cliente tende a ser melhor, mantendo-o em sua base.

Dessa forma, a Inteligência Artificial é aplicada por meio de chatbots e assistentes virtuais que entendem o cliente e proporcionam atendimento de qualidade e em tempo real. Com isso, a sua empresa se destaca no mercado por proporcionar eficiência e agilidade no atendimento.

O que são os chatbots e como eles podem auxiliar no processo de captação de informações de clientes?

Cada vez mais usuários utilizam as redes sociais como primeira fonte para consultar serviços ou tirar dúvidas. Dessa forma, é comum que uma empresa receba um volume enorme de atendimentos, todos os dias.

A pergunta que fica é: haveria uma forma mais simples de melhorar o atendimento ao cliente, respondendo a todas essas mensagens com atenção e dedicação, mas de forma automatizada? A resposta é sim! Por meio do chatbot, é possível otimizar o atendimento da sua empresa.

A tecnologia não só existe como já ganhou lugar cativo em boa parte das empresas. E as que ainda não a utilizavam estão migrando para essa forma de atendimento que, além de atender a um volume simultâneo muito maior do que o telemarketing, consegue filtrar quais assuntos podem ser resolvidos pelo assistente virtual e quais necessitam de um humano para solucionar.

Se pudéssemos resumir os chatbots em poucas palavras, elas seriam: comodidade, economia e efetividade. E vamos além, pois a Inteligência Artificial tem um leque enorme de possibilidades de uso, como em vendas, apoio em reclamações, informações e muito mais.

O atendimento por chatbots inovou a forma de compreender as maiores dúvidas dos clientes, sendo muito mais fácil organizar os tópicos mais falados e, com isso, trazer novas tratativas para os problemas mais comuns, melhorando a reputação da sua marca.

A realização desses atendimentos

O atendimento ao cliente por bots não precisa ser apenas em sites e blogs, mas também em aplicativos muitíssimo usados pelos brasileiros: WhatsApp, Messenger e plataformas como o Facebook. Ao mesmo tempo, é bom lembrar: o chatbot pode estar em todo lugar e custar bem menos do que você imagina.

Atendimento ilimitado, gasto reduzido

Você sabia que um dos maiores gastos das empresas está com a folha de pagamento de funcionários? Imagine isso em um negócio onde o atendimento ao cliente é um dos carros chefes: a lista é extensa e o gasto é enorme. Com o chatbot, além de pagar um valor muito menor pelo serviço, o atendimento pode acolher inúmeros clientes ao mesmo tempo, dentro de um período de 24 horas por dia, todos os dias da semana — o chamado 24×7.

Como a plusoft AI pode ajudar a melhorar o seu atendimento ao cliente?

De acordo com o Gartner, a Inteligência Artificial será um investimento primordial na experiência do cliente nos próximos anos. Dessa forma, cerca de 47% das empresas vão investir em chatbots para melhorar o seu atendimento. Além disso, 40% vão investir em assistentes virtuais para otimizar o tempo e proporcionar atendimento de qualidade.

Com a plusoft AI você garante interações com chatbots de forma natural e inteligente. O programa é um hub de soluções inteligentes ofertadas no modelo de software, como serviço SaaS, na nuvem. Assim, por meio dessa ferramenta, a sua empresa pode ter os seguintes serviços e canais:

  • construção e gestão de chatbots;
  • voicebots e assistentes virtuais integrados ao SMS;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Facebook;
  • website e landing pages.

Sendo assim, a plusoft AI proporciona uma experiência melhor não só para o cliente, mas para a sua empresa. Isso porque, por meio da ferramenta, é possível melhorar o seu processo de atendimento ao cliente, criando uma comunicação mais acertada e eficiente. Com isso, o cliente sai do atendimento satisfeito.

Quais são as vantagens da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?

Mesmo a Inteligência Artificial estando bem desenvolvida, ela ainda não resolve todos os problemas. Isso porque o atendimento ao cliente, muitas vezes, pode ser complexo, o que faz necessária a interação humana para a resolução de alguns conflitos. No entanto, a IA se mostra muito eficiente nos casos em que é implementada. Assim, vamos destacar as principais vantagens de implantar a Inteligência Artificial ao seu modelo de atendimento:

Processamento e análise de dados

Por meio da IA, é possível distribuir as informações dos clientes de maneira mais ágil. Com isso e a habilidade de integrar a sistemas de terceiros ou CRM próprio, o atendimento se torna mais rápido, fácil e eficiente. Além de ser mais barato, uma vez que o investimento em mão de obra diminui e a IA passa a fazer grande parte do trabalho.

Automação

Essa pode ser a principal vantagem da IA e, com certeza, é a primeira a se destacar. Isso porque ela pode automatizar informações, perguntas, processos e, até mesmo, transações. Com isso, o atendimento é mais certeiro, já que a IA consegue ler todas essas informações. Consequentemente, o número de vendas pode aumentar, bem como melhorar a produtividade e a resolução de problemas em tempo real.

Menos tempo de espera

A espera por um atendimento é um dos principais problemas apontados pelos clientes. Isso acontece porque os canais comuns não possuem a agilidade da IA. Assim, uma das principais vantagens do investimento nessa tecnologia é a possibilidade de realizar atendimentos ilimitados em tempo real. A ferramenta trabalha o tempo todo, ou seja, o seu cliente será atendido a qualquer hora e em todos os dias do ano — o que impacta positivamente a sua experiência.

Ferramenta omnichannel

A adaptação a variados canais é, de fato, muito importante para prestar um atendimento de qualidade ao cliente. A IA pode ser integrada a uma ferramenta omnichannel capaz de compreender a linguagem e as regras de cada canal de comunicação. Assim, as mensagens são adaptadas ao canal escolhido pelo cliente sem prejudicar a comunicação. A experiência, nesse sentido, é melhorada de maneira mais eficiente e com qualidade.

Evolução

Como o próprio nome já diz, a IA é, de fato, inteligente. Ela possui desdobramentos com o machine learning e redes neurais artificiais, que a ajudam a aprender com as interações. Ou seja, com cada interação, ela aprende sobre o comportamento, maneiras de expressão e palavras e consegue compreender melhor a necessidade do cliente.

Um bom exemplo são os assistentes virtuais, que são capazes de interagir com coerência e de forma natural e sempre são melhoradas para aumentar a capacidade e qualidade do atendimento. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que algumas das melhores vantagens de investir no atendimento com o apoio da Inteligência Artificial são: inovação, modernidade e rapidez.

Porém, é bom lembrar que para alguns assuntos ainda é indispensável a presença de um humano, mas, para outros, o aproveitamento e a experiência do usuário podem ser potencializados com um atendimento automático veloz e humanizado. Se você quer saber mais como a plusoft AI pode melhorar o seu atendimento ao cliente, entre em contato conosco.