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23/06/2020 | Plusoft

Como o chatbot de cobrança pode ajudar o setor financeiro

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O que fazer quando o seu cliente está com dificuldades em manter o compromisso de pagamento? Uma boa resposta seria facilitar o atendimento e já vir com algumas boas sugestões para essa cobrança. Hoje, no Brasil, devido à pandemia do Coronavírus, os bancos já registraram uma média de 2 milhões de pedidos de renegociação de dívidas, segundo dados da Febraban, o que dá ainda um volume de 200 bilhões de reais.

Se este é um cenário vivido pela sua empresa, vale adotar, além das técnicas de negociação, alternativas e ferramentas que facilitem o processo de pagamento para a equipe e o cliente. Chegou o momento de ir além e mostrar que a sua empresa não apenas pensou no assunto, como já adotou uma solução que automatiza todo o processo de cobrança com o uso da inteligência artificial.

As vantagens em aliar o chatbot de cobrança ao setor financeiro

Se o desafio é negociar para manter a empresa saudável e não perder o cliente, o timing , a abordagem e o conhecimento do seu cliente são fundamentais em um processo de negociação. Agora, se acrescentar à equação o uso do chatbot de cobrança ao time de atendimento humano, seus resultados poderão ser melhores em termos de produtividade, custos e taxa de inadimplência.

Mais vantagens do uso do chatbot de cobrança são:

  •   Agilidade em execução;
  •   Aumento de produtividade;
  •   Melhoria de controle;
  •   Melhoria na gestão de conhecimento;
  •   Redução de custos;
  •   Redução da taxa de inadimplência.

Neste último, por exemplo, é importante frisar que, de acordo com o Banco Mundial, a economia deste ano será retraída na casa de 5% — no Brasil isso poderá chegar a 5,9%.

Daí a importância de a sua empresa fazer o possível para se manter mesmo em tempos difíceis, para que os negócios continuem sustentáveis e nem a marca e nem os clientes saiam no prejuízo. Afinal, quando a inadimplência passa dos 2% é hora de acender a luz amarela e tratar caso a caso.

“Você gostaria de negociar essa dívida agora?

É com essa pergunta simples que a sua empresa pode começar o contato com o cliente. Dentre as funcionalidades do chatbot de cobrança estão a inteligência de formular várias opções de pagamento, com a proposta vinda em parcelas para o consumidor. Ele escolhe, responde pelo WhatsApp qual a opção que se enquadra a sua necessidade, e assim o atendimento prossegue.

Já a jornada do consumidor é desenhada de acordo com os processos financeiros e necessidades da empresa.

Por exemplo, uma renegociação de dívida que começa pelo contrato usando o CPF ou telefone do cliente, o envio de SMS ou contato via WhatsApp (que pode ser feito proativamente pela empresa), a forma de pagamento sugerida, parcelamento, valores, datas para o pagamento, a confirmação da negociação e, por fim, o envio do boleto via e-mail. No pós-atendimento, que também é essencial, o processo pode ser o mesmo.

Há ainda outras formas da ferramenta atuar com proximidade e foco na assertividade, como facilitando a resolução das dúvidas do seu cliente, solicitando mais informações e até mesmo pedindo uma linha de crédito. O importante é atuar oferecendo ao consumidor as melhores possibilidades para que ele mantenha seu compromisso.

Agende uma demonstração agora mesmo. A nossa equipe está pronta para mostrar as vantagens e facilidades do chatbot de cobrança!