Usuario Contrasena:

Title Image

Blog

Alexa para humanos. Pet Commerce para cães.

A nossa Inteligência Artificial de cada dia nos dai hoje… um e-commerce feito para cães. Essa foi uma das descobertas que fiz, ao me forçar mais e mais, a trazer para a roda de conversa exemplos cada vez mais roteiros da utilização da Inteligência Artificial. 

Em uma dessas pesquisas que costumo fazer pela internet, principalmente voltadas aos temas de tecnologia, IA, entre outros, me deparei com uma super novidade que está rodando muito bem em uma empresa brasileira, a Petz, voltada para a alimentação e cuidados com animais domésticos. Eles tem um e-commerce diferente.

Quando eu digo diferente, é diferente mesmo, inovador e muitíssimo interessante (principalmente para quem tem cães, como eu): é o Pet Commerce. E funciona assim: você entra na página, ativa a câmera do seu computador ou celular, e põe o rostinho do seu cão bem na frente, para que o reconhecimento cão-facial seja realizada pela inteligência artificial do app e capte as reações do animal.

Seu cachorro é o novo consumidor

Para mim, essa é o grande destaque da ferramenta: deixar seu pet escolher o que ele realmente quer. Como? Com a IA integrada, e o som do seu aparelho ativado, os produtos são exibidos na tela e fazem certos barulhos. Isso, junto com as cores e formatos dos objetos, são o atrativo para o cão demonstrar se gosta ou não.

A Inteligência Artificial entende as reações do pet, e detecta o que o agrada. Daí, o produto é automaticamente lançado no carrinho de compras. Pronto, o seu cachorro “diz” o que quer, e acaba de virar o novo consumidor dos tempos modernos.

Agora, indo para um futuro que talvez nem seja tão futuro assim, já pensou se a Alexa evoluísse e conseguisse perceber quando o seu cãozinho estiver com fome, sede, quer brincar ou tiver passando por algum problema? O melhor seria ver a Alexa chamando por você para passar esse recado.

Vamos além, provavelmente esse tipo de funcionalidade deve estar sendo desenvolvida nesse exato momento, e não apenas para a Alexa, mas para os outros Assistentes Virtuais Inteligentes também. A questão é ter paciência para ela sair, e aguardar o que mais de surpreendente vem por aí, alguém duvida?

IA para cães

Ainda sobre o mesmo assunto pet friendly, a startup chinesa Megvii criou um app que, com a ajuda de uma IA, faz o reconhecimento do seu cão pelo focinho dele, e armazena a informação em um grande banco de dados. Caso o animal se perca um dia, quem o encontrar pode usar o mesmo aplicativo e tentar encontrar seus verdadeiros donos — algo fantástico.

Tem mais, a Inteligência Artificial está presente em muitos outros segmentos voltados para o meio animal, como na própria veterinária. Em muitos países, por exemplo, a IA ganha aprendizado de máquina para ajudar em pesquisas, na interação entre homem e animal, além de continuar a eterna busca por decifrar o que os pets dizem e querem.

Voltando para o nosso dia a dia, você pode começar a se divertir com seu cão agora mesmo, usando o Pet Commerce. Eu farei algumas experimentações para ver se ele funciona mesmo após várias utilizações. Depois, podemos trocar nossas experiências sobre essa IA feita sob medida para os nossos melhores amigos. Que tal?

 

Marildo Matta, CEO da Virtual Interactions