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11/07/2019 | Plusoft

8 motivos para a sua empresa investir em Assistentes Virtuais Inteligentes no Brasil

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O brasileiro não nega que é apaixonado por tecnologia, internet e o mundo digital. Segundo o Brazil Digital Report, nós passamos até 9h por dia conectados e interagindo bastante nas redes sociais, como Facebook e Instagram, além de aplicativos como o WhatsApp. Consumimos muito do que o universo tecnológico tem a oferecer e geralmente somos um dos países que mais adoram e aderem às novidades do mundo digital.

Com isso, a necessidade de estar presente onde os consumidores estão, e ainda oferecendo atendimento ilimitado para atender a uma demanda crescente, faz dos Assistente Virtuais Inteligentes fundamentais para quem quer ver seu negócio prosperar. E há muito mais razões para investir nessa tecnologia no Brasil.

 

1. Porque os brasileiros são heavy users de apps e redes sociais

 

Os brasileiros, exatamente por gostarem de tudo o que é tendência no mundo digital, ficaram acostumados com as praticidades e comodidades que as soluções tecnológicas trouxeram. Hoje, muitos de nós já fazem compras direto do celular, usando WhatsApp, por exemplo.

Em apenas 3 anos o número de internautas brasileiros que usaram o comércio móvel foi de 62%, em 2016, para 82%, em 2019. Desse total, ao menos 61% dos brasileiros compraram pelo WhatsApp e 41% pelo Messenger.

Pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil, abril 2019

 

2. De cada 3 brasileiros, ao menos 2 tem acesso a internet no celular

 

Figuramos acima da média global dos países que contam com nativos usando a internet no celular. Ou seja, aqui o mercado de smartphones é um campo perfeito para um real crescimento e que, ao mesmo tempo, é acompanhado lado a lado pelas operadoras de internet móvel.

Em números, isso significa 71% da população brasileira que possui smartphone. Desses, o meio mais utilizado para conexão é através do 3G e 4G, seguido pelo Wi-Fi. O que isso quer dizer? Que de uma forma ou de outra estamos conectados, sempre, e consumindo e interagindo a qualquer hora e de qualquer lugar com marcas, empresas, usando&abusando do SAC 3.0 e exigindo atendimento pelo canal preferido — como o WhatsApp.

 

3.Os brasileiros fazem praticamente tudo pelo celular

 

Até o fim de 2018 o Brasil tinha 230 milhões de smartphones. Porém, esse número dará um grande salto em 2019, com estimativas de que teremos 420 milhões de aparelhos digitais ativos, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). 

São milhões de pessoas que pesquisam, compram, conversam, assistem filmes, falam com marcas. Aliás, cerca de 20% dos usuários dos smartphones contam com as facilidades dos Assistentes Virtuais. Mais uma boa razão para investir nessa tecnologia.

 

4. O m-commerce está em ritmo acelerado

 

As chamadas vendas pelo celular, conhecidas como m-commerce, já começaram o ano de 2019 com números interessantes e que mostram o potencial desse tipo de venda. Só em janeiro, por exemplo, o percentual de compras por celular foi de 42,8%. Se comparado ao mesmo período do ano passado, já representa um aumento de 12%.

Esses números, tirados também do relatório Webshoppers 39ª edição, da E-bit, mostra que a tendência é mais do que nunca “mobile first”. O que reforça o comportamento do consumidor 4.0, aquele que quer ter respostas para o que deseja de forma rápida, para agora, usando exatamente o smartphone como o principal meio para decidir a sua jornada de compra. O WhatsApp, mais uma vez, acaba se tornando naturalmente uma opção viável e fácil para tornar seus desejos uma realidade.

 

5. O WhatsApp Business API vem com tudo

 

Anunciado com grande destaque durante o último encontro anual do Facebook, o F8, o WhatsApp ganhará ainda este ano várias novas funcionalidades — de olho no comércio que o app já pratica.

O aplicativo terá um catálogo de vendas e ainda será o local certo para fazer o pagamento direto do que o consumidor deseja com determinada marca ou vendedor. Isso quer dizer, por exemplo, que olhando para as estratégias das empresas, os AVIs vem com tudo para somar em atendimento rápido, facilitado, capaz de acompanhar o cliente em todas as fases de compra.

 

6. A Inteligência Artificial já é querida pelos brasileiros

 

Em uma pesquisa feita em 2018 pela PricewaterhouseCoopers (PwC), o Global Consumer Insight Survey, os brasileiros já afirmavam que o interesse pelo uso de serviços com IA era uma prioridade na hora da compra e atendimento com as marcas.

Para 14% dos brasileiros, naquela altura já fazia parte do dia a dia o uso de assistentes pessoais e para 59% havia um desejo enorme em ter. E mesmo que estes não estejam totalmente ligados a meios como o WhatsApp ou Messenger, é mais uma mostra que o país veste o perfil de receber positivamente novas tecnologias e suas facilidades.

E quanto mais presente na vida das pessoas a IA estiver, mais normal será partir para outros campos — como nos apps.

 

7. Atendimento inteligente com melhor custo benefício

 

Pense no seguinte. Sua empresa quer ou já pode até estar atuando no e-commerce, mas o atendimento é limitado, pois sua equipe não fica à disposição 24h por dia e nem todos os dias da semana. Isso deixa você feliz, satisfeito? Entenda o comportamento do consumidor 4.0, por exemplo.

Sabemos que ter uma equipe que esteja sempre lá é sim caro. Muito. A alternativa para modernizar esse sistema e dar uma guinada nos negócios são os AVIs, comprovadamente mais baratos (até 4x mais) e que tem o primordial em tempos de imediatismo: atendem 24×7.

 

8. Aprendizado ágil e contínuo é um dos pontos altos dos AVIs

 

Humanizado. Essa palavra pode e deve sim estar atrelada aos AVIs. Quanto mais o assistente for programado para entender e “pegar no ar” o desejo do cliente, mais perto de um atendimento incrível e completo ele vai oferecer.

E é exatamente esse o desejo do consumidor, se sentir único, especial e que o outro que está atrás da telinha (mesmo que seja um bot) o trate da forma mais próxima possível, humanizando o contato e transformando uma simples transação comercial em algo com mais valor, rico em experiência e que seja feito como que sob medida para ele.

Aqui, novamente podemos dizer que um dos pontos altos dos AVIs é enxergar além, usando as melhores ferramentas tecnológicas para entender o consumidor. Mas e quando ele não puder ir adiante em algo complexo? Sem problemas, pois tudo foi registrado e o atendimento humano entra em jogo já com as informações em mãos, dando continuidade no contato de maneira bem eficiente.

Com tantos bons motivos para investir em Assistentes Virtuais Inteligentes no Brasil, não há mais tempo a perder.Vantagens não faltam.