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Inteligência Artificial e atendimento ao cliente: benefícios além do que se vê

Você liga o celular para conferir as notificações e “boom”, lá estão elas, um bombardeio de mensagens. Sua empresa, então, recebe um volume enorme de atendimentos, todos os dias. A pergunta que fica é: haveria uma forma mais simples de responder todas essas mensagens com a mesma atenção e dedicação como se fizesse uma a uma? A resposta é simples: use o chatbot.

A tecnologia não só existe como já ganhou lugar cativo em boa parte das empresas. E as que ainda não utilizavam, estão migrando para essa forma de atendimento que, além de atender a um volume simultâneo muito maior do que o telemarketing, ainda consegue filtrar quais assuntos podem ser resolvidos pelo assistente virtual e quais necessitam de um humano para solucionar.

 

Se pudéssemos resumir os chatbots em poucas palavras, elas seriam: comodidade, economia e efetividade

Vamos além, pois a inteligência artificial tem um leque enorme de possibilidades de uso, como em vendas, apoio em reclamações, informações e muito mais. O atendimento por bots não precisa ser apenas em sites e blogs, por exemplo, mas também em aplicativos muitíssimo usados pelos brasileiros: WhatsApp, Messenger e plataformas como o Facebook. Ao mesmo tempo, é bom reforçar: o chatbot pode estar em todo lugar, e custar bem menos do que você imagina.

 

Atendimento ilimitado, gasto reduzido.

Você sabia que um dos maiores gastos das empresas está com a folha de pagamento de funcionários? Imagine isso em um negócio onde o atendimento ao cliente é um dos carros chefes, a lista é extensa e o gasto é enorme.

Com o chatbot, além de pagar um valor muito menor pelo serviço, o atendimento pode acolher inúmeros clientes ao mesmo tempo, 24h por dia, todos os dias da semana — o chamado 24×7. Com a melhora do alcance, novas oportunidades surgem para aperfeiçoar o atendimento e até mesmo o produto de sua empresa, ao ouvir o consumidor.

E como a tecnologia continua a se reinventar a todo tempo, já existe também possibilidades melhores de atendimento, como o reconhecimento de imagens, voz e escrita, que viraram mais do que indispensáveis para um atendimento de qualidade.

O atendimento por chatbots inovou a forma de compreender as maiores dúvidas dos clientes, sendo muito mais fácil organizar os tópicos mais falados e, com isso, trazer novas tratativas para os problemas mais comuns, melhorando a reputação da sua marca.

Por fim, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que algumas das melhores vantagens de investir no atendimento com o apoio da inteligência artificial são:  inovação, modernidade e rapidez. Porém, é bom lembrar que para alguns assuntos ainda é indispensável a presença de um humano, mas, para outros, o aproveitamento e a experiência do usuário podem ser potencializados com um atendimento automático veloz e humanizado. Se convenceu de vez?

Por Felipe Naccarati