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Comunidades Corporativas: a colaboração no centro da estratégia

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A iCustomer – Plusoft em parceria com a Jive Software (líder do mercado de softwares de colaboração) apresentou para seus clientes o modelo social de negócios. Nos eventos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, os clientes do grupo Plusoft puderam saber mais sobre o novo modelo de negócios, apoiado principalmente pela adoção de Comunidades Corporativas de colaboração, e seus principais benefícios.

Falando de estratégia digital e as novas tendências de consumidores e funcionários, o Diretor Sênior de Estratégia de Comunidades Tim Albright destacou como a mudança de comportamentos com a popularização da tecnologia e das mídias sociais influencia a conduta profissional das pessoas – e esse impacto para os negócios. “A Geração Y cresceu com a tecnologia e a cultura do compartilhamento das mídias sociais, e como parte crescente da força de trabalho, quer adotar essas práticas não apenas na vida pessoal, mas também na rotina profissional. É aí que surge a necessidade das empresas de abraçar esse novo comportamento para que possa interagir com seus clientes e consumidores da maneira que eles estão acostumados”, aponta Albright.

Gerente de Estratégia e Colaboração em Social Business, Thiago Velloso explicou sobre o processo de implementação das comunidades corporativas e do modelo social de negócios – método que leva em torno de quatro meses e inclui um diagnóstico completo da companhia, ou da área patrocinadora do projeto, além de diversos workshops para o mapeamento das necessidades, rotinas e problemas dos colaboradores. “Essa análise é fundamental para a criação da comunidade, já que pensamos nas funcionalidades disponíveis dentro do software para sanar problemas ou potencializar resultados daqueles colaboradores”, esclarece Velloso. Segundo dados apresentados por ele, a alta porcentagem de fracasso está relacionada em partes ao planejamento estático e à falta de aderência das lideranças ao projeto.

As Comunidades Corporativas são parte fundamental do modelo social de negócios, que integra departamentos e facilita a colaboração e a conexão dos membros da organização – trazendo benefícios como o aumento da produtividade, queda no número de e-mails e reuniões, além de maior retenção de funcionários e satisfação dos clientes.