0800 701 1611 | 8h às 18h

User Password:

Title Image

Blog

Estratégia de vendas com AVI. #comofaz

Se antes já tínhamos noção de que o número de Assistentes Virtuais Inteligentes (AVIs) iriam se tornar um excelente recurso no mercado, os dados referentes ao ano passado reforçam essa ideia e mais, nos surpreendem em grandiosidade. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2018, feito pelo Panorama Mobiletime, a presença dos chatbots continua em ritmo acelerado no país, com mais de 17 mil bots e cerca de 800 milhões de mensagens enviadas nos últimos meses. Isso quer dizer, por exemplo, um aumento de 113% de chatbots e de 60% do volume de mensagens trocadas.

 Esse cenário mostra, sem dúvidas, a importância que os AVIs têm para uma estratégia comercial bem-sucedida, principalmente quando falamos em começar, continuar e manter o contato com o consumidor pelos canais digitais. Afinal, em 96% da presença dos bots, eles são usados para SAC, 94% para vendas diretas e 89% para entrega de informações.

 

 Ou seja: os objetivos mais relevantes do uso de AVIs estão mesmo ligados a uma jornada de vendas eficiente, rápida, segura e, o mais importante: disponível 24 horas, 7 dias por semana.

 

E #comofaz para usar esse recurso da melhor maneira possível?

Preparando o terreno para o encontro perfeito

Os AVIs estão para o atendimento online moderno, assim como os clientes estão para o uso de tecnologia nas suas decisões de compra. Se essa matemática for feita de maneira inteligente e bem estruturada, o match entre o relacionamento de bot e consumidor será potencializado ao infinito.

 Falando de forma ainda mais clara e direta, é fundamental seguir alguns pontos para que os assistentes sejam colocados a prova das melhores compras e estratégias. É preciso pensar: o que não pode faltar?

1. Público-alvo definido

Essa é regra básica para qualquer negócio ir em frente. Vai vender para quem? Esse cliente tem qual perfil? Qual é a linguagem que ele mais usa? O que chama a atenção dele? Você precisa primeiro definir quem será o público-alvo. Assim, a construção do AVI ideal será feito sob medida, com um acervo de linguagem natural completo e capaz de identificar logo nas primeiras frases o que o consumidor deseja.

 Isso também é ligado à qual plataforma digital o bot será usado. É bom lembrar que a linguagem usada em um site é diferente da usada no Messenger que, por sua vez, é diferente da usada no WhatsApp e por aí vai. A definição de público também tem que envolver qual é o meio digital que essa pessoa mais usa para realizar compras, procurar pelo SAC etc.

2. Oferta adequada

O cliente prefere se comunicar por voz ou por texto? Na dúvida, ofereça os dois. Sim, os AVIs estão a dois passos do futuro e é mais do que possível contar com eles para começar um bate-papo por voz com o consumidor. Claro que, ainda com limitações, mas já com a base suficientemente pronta para encarar questionamentos simples, dúvidas de média complexidade e ajuda em questões básicas e orientação e finalização de compras.

 Outro fator importante é a forma como o bot está formatado para o cliente. Quanto mais personalizado ele for, melhor para impactar positivamente o comprador. Isso quer dizer, por exemplo, contar com um bom leque de opções de avatares para o cliente sentir como se falasse com alguém que realmente conhecesse.

 Cada público é um público. Jovens usam mais gírias e são mais ligados ao visual, enquanto clientes maduros geralmente preferem uma linguagem e visual mais tradicionais, fáceis de entender e mais objetivos.

3. AVI preparado para todas as fases de compra

Desde o estímulo do consumidor até a mensuração da sua satisfação com o serviço prestado ou produto adquirido. Uma estratégia que contempla a utilização do AVI contempla a sua interação em todas as fases da jornada do consumidor. Acompanhe.

 

Fase Atuação do AVI
Segmentação da campanha Estimula o consumidor a reagir à campanha
Disponibilidade do produto ou serviço através da campanha Orienta a escolha.
Finalização da compra Presta assistência na transação comercial.
Cumprimento da promessa de compra: entrega do produto ou serviços na qualidade, especificações e prazos contratados. Acompanhamento até a entrega.
Experiência da entrega Avalia a experiência
   

 

A hora é agora

Se você procura por uma definição do que são os clientes atuais, eis uma boa forma de entendê-los: são ávidos, querem tudo para agora, precisam se expressar, e sabem o que estão comprando. A era do amadorismo em vendas se foi, com a conexão da internet na velocidade de um piscar de olhos, a sua marca precisa ter o atendimento online moldado ao século XXI.

 Os AVIs não poderiam estar em sua melhor forma neste momento. Eles estão preparados para encantar, atender, orientar e acompanhar esse consumidor que precisa fazer a sua compra da maneira que bem entender, como quiser, na hora e local que achar melhor. O próximo passo é realmente deixar este bot o mais real possível, oferecendo uma verdadeira experiência homem-robô dos novos tempos.

 Qual seria esse caminho? A voz. Aposte em AVIs que usam comandos de voz para interagir e a hiper-personalização. Essa é, inclusive, uma tendência fortíssima a partir de agora. Transforme o #comofaz em #eufaço para já, os AVIs só tendem a se enraizar entre nós.