0800 701 1611 | 8h às 18h

User Password:

Title Image

Blog

Como obter fluência digital em 5 passos

Você é fluente em inglês? Em espanhol? Em francês? E fluente digital? Assim como praticamos as fluências em idiomas, a era digital nos trouxe uma outra necessidade: a fluência digital. Para chegar a esse patamar, é preciso ir além de apenas saber usar o computador, aplicativos no celular, ou alguns softwares, é necessário saber como e para o que servem as novas tecnologias e suas ferramentas.

Vamos além: não é só entender o que é a tecnologia, mas como a tecnologia pode trazer vantagens para o seu cliente final, e como isso dentro da empresa pode entregar experiência, materializando todo esse conhecimento estratégico. Lembre-se de que ao transformar a experiência do consumidor, você trará ele mais para perto. 

Agora, como obter essa fluência digital? Como tudo na vida, precisamos elencar ações, buscar o aprimoramento e ir passo a passo elevando nosso conhecimento. O caminho pode ser seguido em alguns steps:

1. Enxergue além

Um CEO ou executivo de alto escalão que não enxerga, que não analisa fatos e confere de perto as transformações no mercado e dentro da própria empresa, ficará alguns passos atrás da fluência digital. Veja, converse, pesquisa o seu mercado nos país e no estrangeiro, troque ideias com outros profissionais, saiba o que tem acontecido para tantas transformações.

2. Seja curioso

Saber o nome do software que executa alguma das ações mais importantes da sua empresa não é saber de tecnologia. Seja curioso, o que faz desta ferramenta ter essa habilidade? Quem trabalha com ela geralmente tem quais conhecimentos? O que ela poderia fazer mais pelo seu negócio? É bom conhecer a fundo a tecnologia que você mais usa, para detectar as possibilidades de atuação.

3. Faça cursos

As crianças de hoje já nascem no mundo digital, mas isso não é o nosso caso. Para um CEO ou executivo de grande experiência ter um ótimo domínio digital e entender para o que servem as mil e uma ferramentas atuais, é preciso sim fazer alguns cursos. Requalificação é a palavra, e prática é outra muito importante.

Que cursos fazer? Alguns muito bons são o MBA International da FIA, no Insper e qualquer um dos MBAs focados em negócios digitais da FIAP. O fundamental é escolher um curso que tenha foco em digital e novas tecnologias.

4. Aprenda sobre inteligência artificial

Ter um certo domínio de inteligência artificial, como funcionam, entender de data analytics, aplicações de inteligência artificial, machine learning, projeções e tendências com o uso do big data, fazem parte da trajetória rumo à fluência digital. E lado a lado com isso está a transformação digital dentro da empresa, como ela está sendo colocada em prática? Se você não sabe o que é transformação digital, vale a pena conferir aqui o que isso quer dizer e conferir de que forma a sua empresa está inserida nessa realidade (uso de um bom CRM, de IA, de estratégias de Customer Experience etc.).

5. Melhore suas skills

– Algumas habilidades que um líder precisa ter em tempos de fluência digital são:

– Seja pró ativo, ponha a mão na massa, entre no jogo das equipes;

– Comunicação é o futuro, aliás, sempre foi. Agora, está mais evidente. Não há recapacitação sem a habilidade de se comunicar, trocar experiências, amadurecer ideias em conjunto;

– Faça (mesmo) um curso de tecnologia ou ao menos com foco em estratégias digitais;

– Exercite a arte de criar. Crie, use seus conhecimentos em mercado, atendimento ao cliente, estratégias, tecnologia, experiências de vida no dia a dia. Tudo isso é capaz de desenvolver uma estratégia que você nem imagina.

 

No mais, tenha em mente que: o importante dessa busca pela fluência digital é acompanhar a transformação digital e ficar de olhos bem atentos em como ela impacta a sua empresa e as suas próprias funções dentro do trabalho. Vamos lá?