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06/09/2021 | Plusoft

5 motivos que fazem do Assistente Virtual Inteligente (AVI) seu aliado de negócio

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Sabe quando você realiza um comando de voz para a Alexa, da Amazon, pedindo que ela passe a música? Ou com o assistente do Google, em que a ferramenta consegue realizar determinadas funções? Essas ferramentas disponíveis são chamadas de assistente inteligente e surgiram para otimizar ainda mais a relação entre marca e cliente.

Isso porque as marcas precisam otimizar seus serviços e o relacionamento com os usuários com base na demanda do mercado, que sinaliza uma crescente exigência dos consumidores e busca por empresas que os valorizem. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, preencher essa lacuna é indispensável.

Sentiu curiosidade e quer saber um pouco mais de como a assistente inteligente pode aumentar a satisfação dos clientes e como ela funciona? Continue a leitura e descubra! 

O que é assistente inteligente?

Conforme mencionado, existem alguns exemplos de Assistente Virtual Inteligente (AVI) utilizados no dia a dia que demonstram se tratar de algo muito mais do que presente e nada futurístico, como o senso comum poderia imaginar. Ainda, não há novidade: o conceito surgiu em 1950 e, com o tempo, ganhou aperfeiçoamentos.

Desse modo, mesmo que você ainda não tenha se dado conta do que se trata a assistente virtual e de como a ferramenta funciona, é possível que já tenha aproveitado os benefícios da tecnologia, que se torna cada vez mais otimizada.

Afinal de contas, com o surgimento e maior popularização da Inteligência Artificial (IA), Big Data, Business Intelligence e muitas outras tecnologias, existem mais possibilidades para que as empresas inovem seus serviços e o relacionamento com o consumidor. Tudo isso ganha destaque a partir do aprendizado de máquina, em que a assistente inteligente se aperfeiçoa sem intervenção humana.

Como a assistente inteligente funciona?

Como o próprio nome sugere, a tecnologia funciona a partir de sistemas inteligentes e complexos que entende os comandos emitidos por um ser humano, que normalmente são os clientes de empresas, e procura respostas para o que foi solicitado. 

De acordo com o que foi citado, a atuação da assistente só melhora à medida que é utilizada, por meio da tecnologia Machine Learning, já que ela ganha um maior entendimento do comportamento, interesses e necessidades do usuário, o que otimiza a experiência do consumidor.

Quais são as assistentes inteligentes mais conhecidas?

Já citamos algumas assistentes virtuais inteligentes populares e que foram desenvolvidas por marcas gigantes e muito conhecidas. Saiba mais exemplos a seguir:

  • Alexa;
  • Google Assistente;
  • Siri;
  • Bixby;
  • Cortana;
  • etc.

Quais são os motivos para utilizar uma assistente inteligente?

Como ficou nítido com a leitura do artigo, o uso da assistente inteligente altera a maneira como os usuários utilizam seus dispositivos móveis e até a rotina doméstica, já que muitos AVI auxiliam até nesse aspecto. Por isso, é importante ficar por dentro desses e dos benefícios que a tecnologia pode oferecer.

1. Personalização de atendimentos

Se a tecnologia em questão consegue se adaptar a partir da leitura que faz das preferências e interesses dos usuários, é natural que o atendimento fique cada vez mais personalizado. Isso melhora a experiência dos clientes e faz com que ele se sinta mais satisfeito e valorizado por uma empresa. Afinal, pesquisas da Segment mostram que 71% dos consumidores se frustram com um atendimento impessoal. 

A lógica é semelhante quando você utiliza aplicativos de streaming como a Amazon Prime Video ou a Netflix, por exemplo, e consegue visualizar recomendações de conteúdos de acordo com os seus interesses e não recomendações genéricas, que podem ser encontradas em qualquer conta. 

2. Redução de custos

O atendimento ao cliente é considerado até mais importante que os preços dos produtos e serviços para 61% dos consumidores, de acordo com uma pesquisa feita pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Sendo assim, quando as empresas investem na AVI para que elas realizem o suporte ao cliente eficiente e em qualquer horário, eles se sentem mais satisfeitos e contemplados.

Consequentemente, você pode reduzir gastos com a contratação, horas extras e treinamentos de uma equipe humana responsável pelo atendimento ao cliente, e que são mais sujeitas a erros e falhas, diferentemente da tecnologia mencionada. Além disso, outra redução de custo é sentida nos gastos com equipamentos de softwares.

Isso porque o assistente inteligente consegue solucionar as demandas em qualquer horário que o usuário deseje e boa parte delas sem necessidade de intervenção humana. Entre o suporte mais comum da AVI, temos os problemas técnicos. Assim, a corporação reduz custos e realoca o investimento para outros setores.

3. Praticidade

Com o elevado nível de exigência e impaciência dos consumidores, pensar em soluções que conversem com isso é a melhor alternativa para que eles não troquem você por outra marca que preencha essa lacuna.

Por esse motivo, o AVI é a melhor opção para aumentar a praticidade no atendimento ao cliente, já que a compra, solução de dúvidas etc., podem ser feitos com simplicidade e rapidez.

4. Otimização de investimento

Ao atender os clientes com rapidez, praticidade, personalização e simplicidade, os usuários elevam o nível de satisfação de uma forma que seria mais difícil de ocorrer com o atendimento tradicional. Afinal, nesse caso, a tendência é que existe um horário limite para o suporte ao cliente, a interação é mais lenta e suscetível a falhas.

5. Agilidade no contato

Esperar que uma marca tire as dúvidas sobre determinado produto/serviço, por exemplo, pode frustrar a experiência do usuário e fazê-lo desistir da compra. Como dito, o nível de espera do consumidor é cada vez menor. Sendo assim, garantir um atendimento mais ágil, seguro e padronizado, por meio da AVI, promove clientes mais felizes, satisfeitos e fiéis. 

Percebeu como a assistente inteligente eleva o nível da sua empresa? Nós da Plusoft somos uma das maiores empresas brasileiras de Human Experience (HX), com mais de 30 anos de atuação no mercado, e entendemos bem quando o assunto é satisfazer o cliente. Aproveite para saber mais sobre como esses recursos podem ajudar seu negócio.

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