Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Idioma

31/10/2019 | Plusoft

5G: o que é, o que faz e onde está

LinkedInFacebookTwitterEmail

Alguém ainda lembra quando nossos celulares começaram a acessar a internet móvel? Sim, já faz um “tempão”: em 1996 a Nokia teve o primeiro aparelho com acesso móvel — mas, ainda não era para todos os meros mortais. Passado mais algum tempo, por volta dos anos 2000, os smartphones começaram a aparecer e aí sim iniciamos nosso histórico de amor&dependência com a rede móvel. 

Pois bem, daí para a evolução da conexão via internet foram alguns pulos, primeiro passamos para o 2G, 3G e, agora, 4G. Porém, daqui a pouquíssimo tempo, estaremos vivenciando o 5G, já denominada uma nova era digital, que nos levará a outro patamar de conectividade, comunicação, facilidades e praticidade no dia a dia. 

4G x 5G 

O que será que realmente diferencia uma geração de tecnologia sem fios da outra? A velocidade e transmissão de dados. O 4G, usado atualmente, já é considerado bem rápido, com uma altíssima capacidade de upload e download em qualquer dispositivo móvel e tem, em média, uma velocidade de transferência de 1GB por segundo. 

Agora, pasmem, o 5G chegará com nada mais nada menos que uma velocidade de 10 GB por segundo. Isso quer dizer, por exemplo, a conexão ideal para que absolutamente qualquer aparelho eletrônico possa se conectar a internet e fazer trocas de dados em um tempo recorde. 

É o caso da Internet das Coisas, que precisa mesmo de uma tecnologia como essas para integrar 100% os dispositivos à internet, principalmente quando falamos em smart TVS, serviços de segurança, automóveis e outros aparelhos domésticos. Para colocar aquela cereja no bolo, você poderá baixar um filme HD completo em s-e-g-u-n-d-o-s. 

Possibilidades com o 5G 

Quando falam que entraremos em uma nova era digital com o 5G, isso não é exagero. Algumas das possibilidades que a rede trará são: 

  • 90% a menos de consumo de energia se comparado ao 4G; 
  • 100 vezes mais aparelhos conectados à internet; 
  • Dispositivos móveis com maior durabilidade de bateria; 
  • Mais rapidez na comunicação entre veículos autônomos; 
  • Realização de cirurgias remotas com a ajuda de robôs e inteligência artificial. Resultado: melhoria no cuidado da vida humana e auxílio a regiões distantes e sem profissionais suficientes para a cura, entre outros.
  • Assistir ao futebol, show, ou qualquer apresentação na TV por meio da realidade aumentada;
  • Transmissão e ligações por telefone com a ajuda de holográficos — sim, digamos que essa é a visão mais próxima que tínhamos quando pensamos em futuro, não é mesmo? 

Onde ele já é realidade 

Sim, o 5G já começou a rodar em países como Canadá, EUA, Austrália e Coreia do Sul, mas quem lidera o ranking é a China, com 376 cidades conectadas. Porém, não se engane, apenas 20% do mundo possui a cobertura da rede.  

Mesmo com mais de um terço dos países do mundo já terem um ponto de conexão ativa da rede 5G, ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente em relação a estabilidade do sinal, de aparelhos que estão prontos para recebê-lo e da facilidade de acesso por qualquer pessoa. 

Contudo, aqui para as terras tupiniquins, ele começou a ganhar espaço já em 2020, mas a previsão é que atinja o seu auge em 2025. Ou seja, daqui há 4 anos esperamos estar imersos nessa velocidade impressionante que o 5G é capaz. 

A notícia boa é que, mesmo já nascido no exterior e começando a crescer como deve ser, o Brasil tem tudo para seguir o formato e estarmos também dentro desse universo tecnológico futurístico — como deve ser e, convenhamos, também queremos.