Usando o omnichannel para aumentar suas vendas

Muito se fala sobre as vantagens do omnichannel para se estabelecer uma relação com o consumidor. Mas de fato, o conceito está mais arraigado a um processo de gestão empresarial e um “modo de ser” da empresa do que simples práticas de relacionamento. Partindo desse princípio, podemos levar o omnichannel para diferentes esferas das companhias, sobretudo para a área de vendas.  Vamos listar abaixo algumas ações que você pode colocar em prática usando soluções integradas:

– Conecte experiências offline e online nas lojas – Um dos pensamentos arcaicos dos varejistas nos primórdios do comércio eletrônico era de que o e-commerce iniciaria a extinção das lojas físicas. Para a sorte de todos, o que houve foi exatamente o contrário: o crescimento do varejo digital levou as lojas físicas a ressignificarem o seu papel na jornada do consumidor.  Segundo um levantamento realizado pelo Google, 70% dos consumidores realizam buscas dentro das lojas físicas. Está aí uma grande oportunidade para transformar o fenômeno do “webroomming” em oportunidades de venda.

Dê ênfase nos resultados a informações relevantes como preços do produto em lojas próximas a localização do consumidor, disponibilidade dos itens no estoque, horários de funcionamento e telefones de contato da unidade mais próxima, para estimular visita ao ponto de venda.

Aumento da retenção de clientes – A gestão omnichannel ajuda a aumentar o nível de satisfação dos clientes, principalmente por providenciar as soluções no canal onde o consumidor iniciou sua interação com a empresa. Este fator, além de economizar tempo, ajuda a tornar os clientes mais fiéis e pode estimular um duradouro relacionamento com a marca. Outra vantagem são as recomendações espontâneas, que podem ajudar a elevar suas vendas, sem que a necessidade de um grande esforço da força de vendas.

Invista no cross selling/ up selling – Partindo dos dados armazenados a partir de interações e transações realizadas com o consumidor é possível, baseado em seu comportamento, investir em ações de cross selling e up selling. Sugira produtos complementares ao que o cliente adquiriu ou demonstrou interesse para aumentar a rentabilidade do cliente.

– Centralize as informações sobre o consumidor em uma única solução – O tempo se tornou um bem muito caro para os consumidores. Uma equipe de vendas que se perde em um mundo de planilhas ou ferramentas que muitas vezes não conversam entrem si pode estar diminuindo suas margens de receita. Tendo as informações armazenadas em uma estrutura única e acessível permite que seu time de vendas ganhe tempo e desenvolva ações mais personalizadas para atender as demandas dos clientes, independente do canal de origem do contato.

– Geração de Insights – As plataformas omnichannel são capazes de armazenar muitos dados sobre a jornada do cliente, em diversas oportunidades. Estes dados se tornam ainda mais valiosos quando, em conjunto com soluções de Big Data ajudam a prever cenários sobre o comportamento do consumidor e a captar insights que podem se refletir em melhorias nos produtos ou na comunicação das empresas.

 

banner omni conarec