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03/06/2021 | Plusoft

Plusoft 33 anos: a trajetória de uma das maiores especialistas de Human Experience

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Fundada em 1988, companhia evoluiu suas ofertas de acordo com as necessidades do mercado e se prepara para novos voos 

No dia 3 de junho de 2021, a Plusoft comemora 33 anos de vida. A história da empresa começa em 1988 pelas mãos de Guilherme Porto e Fernando Macedo, que identificaram uma demanda reprimida de softwares que pudessem ajudar companhias a otimizar tarefas de atendimento e reunir dados importantes de clientes. No começo, a empresa foi tocada de forma paralela ao emprego formal dos dois empreendedores, mas não passou muito tempo até que os fundadores se dedicaram totalmente ao próprio negócio.

Com a palavra, os fundadores

Com o crescimento da área de atendimento ao cliente a o surgimento do Código de Defesa do Consumidor, a companhia se especializou na solução de softwares capazes de fazer a coleta e o armazenamento de informações extraídas das cartas enviadas às Centrais de Atendimento, tecnologia que é a base do que hoje conhecemos como Customer Relationshop Management (CRM).

Porto explicou que, à época, como havia uma alta demanda dessa solução pelas empresas, foi possível criar uma plataforma bastante completa.

“A necessidade de registro fez com que o produto crescesse muito rápido. E era possível melhorar a ferramenta por meio da demanda dos clientes. O que eles exigiam como melhoria ou ajuste, a gente ia encaixando em um único produto e ele ia ganhando corpo. E quando apresentávamos o produto a outra empresa o nível de aderência era muito alto porque os clientes já se viam dentro dele.”

Falando sobre os ajustes técnicos da solução da Plusoft, Macedo lembrou dos desafios vividos pela empresa para adaptar sua solução à tecnologia mais utilizada no momento. Nessa jornada, nem sempre foi possível acertar de primeira.

“Houve uma versão do software que escrevemos em Java e em .NET e acabamos jogando toda a versão .NET fora porque ela não performava. Isso porque, essa é uma linguagem para fazer aplicações departamentais simples, mas não para uso em larga escala.”

Ao longo dos anos, a empresa evoluiu sua oferta de CRM — que, hoje, é concentrada na plusoft Omni CRM — e realizou aquisições para expandir sua oferta de satisfação do cliente para áreas como social listening (plusoft Social), educação corporativa (plusoft EdTech), chatbots (plusoft AI), e automação (plusoft inPaaS).

Momento atual e planos futuros

À frente da Plusoft desde 2016, Solemar Andrade comandou as negociações com plusoft inPaaS e plusoft EdTech e formalizou a última aquisição, anunciada em maio de 2021: a da plusoft DTM, companhia que utiliza ciência de dados para ações de Marketing.

Além das aquisições, Andrade também teve protagonismo no reposicionamento da companhia para se apresentar como uma empresa People Tecnology. O conceito se baseia no conceito de Human Experience para a criação de tecnologias centradas nas necessidades das pessoas.

Fazendo um balanço dos seus cinco anos à frente da marca, o CEO aponta que sua maior satisfação no período tem sido acompanhar a evolução profissional das pessoas que estão na companhia desde a época da sua chegada.

“A empresa evoluiu muito nos processos, controles, governança, atingimentos de vendas etc. Mas o que me deixa mais orgulhoso é ver o quanto as pessoas cresceram, encarando os desafios que surgiram e evoluindo enquanto profissionais.”

Para o futuro, o executivo explica que a companhia conta com um plano agressivo de crescimento para os próximos cinco anos, que é ajustado de acordo com as mudanças do mercado, mas que funciona como uma bússola para que a companhia não saia de rota.

“Pensar em como será o uso das tecnologias ou como serão as mudanças no padrão de consumo daqui a cinco anos são movimentos superimportantes, porque a gente tem de colher para plantar lá na frente.”