CRM aplicado à cobrança

Diante da necessidade de reter e fidelizar clientes, os processos relacionados à cobrança passam a ter como objetivo não somente a recuperação da receita, mas também a manutenção dos clientes, a redução do “churn” e a minimização dos riscos operacionais e das perdas.

Nesse novo contexto, torna-se fundamental personalizar a abordagem aos clientes inadimplentes, considerando seu histórico de relacionamento e a necessidade de retê-los na organização; uma vez que o encurtamento do ciclo da cobrança é indispensável para otimizar a rentabilidade das carteiras.

As modernas estratégias de gestão consideram também as operações de cobrança como parte do contexto do CRM (Customer Relationship Management) e preveem que o histórico de relacionamento dos clientes seja um balizador das ações, gerando abordagens mais adequadas e assertivas para a recuperação das receitas.

De acordo com Guilherme Porto, CEO da Plusoft, para atender a todas essas necessidades, é fundamental a adoção de processos e tecnologias que viabilizem a personalização das estratégias de cobrança, possibilitando também o controle dos resultados das operações, sejam elas internas ou terceirizadas.

A Plusoft, empresa especialista em gestão de relacionamento com clientes e líder nacional em soluções de CRM, já atua com este conceito desde 2008, período em que desenvolveu uma solução exclusiva para o mercado de cobrança, no intuito de viabilizar a aplicação do conceito nas organizações, através da tecnologia. Concebida para atuar em múltiplos canais (Contact Center, SMS ou Web), a solução permite abordagens personalizadas, associadas às regras e réguas de cobrança preestabelecidas.

O conjunto de funcionalidades oferecido pela solução permite diferentes ações para as diversas fases do ciclo de cobrança, mantendo histórico de relacionamento, acordos e transações efetuadas com o cliente, durante todo o processo.